gerar energia

Energia solar fotovoltaica x energia elétrica convencional

A energia elétrica é fundamental para a nossa vida cotidiana. Precisamos dela para trabalhar, estudar e até para os momentos de lazer. Mas, você sabia que existem diversos geradores de energia e que cada um conta com diferentes vantagens e desvantagens? No artigo de hoje, vamos fazer um comparativo entre energia solar fotovoltaica e outros tipos de energia elétrica.

Confira, a seguir, as características de das fontes energéticas e quais vantagens a energia solar fotovoltaica possui sobre elas:

Gerador de energia elétrica

Um gerador é um dispositivo que converte os variados tipos de energia, como solar, eólica, mecânica, química, entre outras, em energia elétrica. Também é o responsável por corrigir falhas na corrente elétrica para que seu aparelho seja mais eficiente e seguro.

Assim, o gerador é quem assegura a DDP (diferença de potencial elétrico) ou tensão elétrica dure mais e não atrapalhe o circuito.

Quais os tipos de geradores de energia elétrica?

Os quatro principais geradores de energia elétrica são o térmico, químico, luminoso e mecânico. Confira mais informações sobre cada um dele abaixo:

Gerador Térmico

O gerador térmico realiza a conversão de energia através do calor de modo direto. Ele não transforma o fluído, mas o próprio calor, como as turbinas de vapor!

Gerador Químico

O gerador químico transforma a energia gerada em reações químicas, ou seja, por meio de um procedimento químico, consegue gerar energia elétrica que utilizamos em aparelhos como pilhas e baterias.

Energia Solar ou Gerador Luminoso

A energia solar ou gerador luminoso utiliza a incidência solar para gerar energia. Esse processo utiliza placas ou módulos solares para captarem os raios e produzir energia de forma eficiente. O gerador luminoso é excelente pelo seu custo-benefício, já que sua matéria-prima não conta com custo adicional, já que a incidência solar é gratuita e renovável.

Gerador Mecânico

Por fim, o gerador mecânico e mais popular entre os geradores, conta com a função de ativação da energia mecânica pela sua ativação. Dessa forma, ele é capaz de operar na combustão, através de combustíveis orgânicos ou fósseis, ou de modo externo. Para o modelo externo, o gerador utiliza elementos como água e vento.

Comparando a energia solar com outros tipos de geradores

Agora, vamos a parte prática ao comparar a energia solar com a energia convencional, biomassa, eólica e a diesel. Selecionamos as características de cada uma delas, para você verificar e poder comparar o custo-benefício de cada uma. Veja abaixo!

Energia Solar Fotovoltaica

É uma energia limpa, renovável e que utiliza a luz solar como fonte de geração de energia.

Características

Conta com uma fonte de energia renovável e limpa, contribuindo com um meio ambiente mais limpo e seguro.

Por ser instalada no telhado, ocupa pouco espaço nas residências ou empresas. E é acessível em qualquer região, já que o sol nasce em todos os lugares.

Possui um custo-benefício alto a longo prazo, além de ser silenciosa e de fácil instalação, além de ser silenciosa e de fácil instalação.

Por fim, a energia solar fotovoltaica possui uma vida útil de até 25 anos e sua manutenção é muito baixa, sendo apenas realizadas limpezas com água 2x ao ano.

O seu custo inicial de instalação é elevado, mas o investimento é recompensado pela economia da conta de luz, já que ela não terá mais custo, sendo substituída pelo valor da aquisição de um sistema fotovoltaico. E ainda assim, o valor mensal é menor que a tarifa atual de energia convencional.

Após o fim do pagamento do investimento, o custo-benefício só aumenta já que não haverá mais gastos com energia mensalmente.

Energia Elétrica Convencional (Energia Hidrelétrica)

A energia convencional que provem da hidrelétrica é a mais popular e usada no nosso país, mas é preciso entender se ela é mais viável que a energia solar que está se popularizando.

Características

A principal vantagem desse tipo de energia é que as estruturas já estão instaladas. Por ser hidrelétrica, também não emite gases poluentes ou prejudiciais ao meio ambiente. Está presente em abastecimento em 95% do território nacional.

No entanto, é uma fonte de energia que possui um custo muito elevado de instalação e manutenção, sem contar que a manutenção precisa ser frequente. Para a construção da sua estrutura, danifica rios e lagos, levando a extinção de peixes, além de exterminar a vegetação natural do espaço onde é construída.

E não podemos esquecer que não é possível instalar uma hidrelétrica em casa, ou seja, contratamos o serviço de uma empresa que faz a distribuição de energia, pagando mensalmente pelo o que utilizamos. O custo pode variar conforme a região e pelas ações do clima, como épocas de seca e escassez.

Energia Eólica

É uma energia limpa e renovável que utiliza o vento como fonte para a geração de energia.

Características

Como a energia solar, a eólica também não se acaba, não emite gases poluentes e não gera resíduos. Além disso, diminui a emissão de gases do efeito estufa (GEE).

O maior problema é que nem sempre o vento sopra quando necessário. As estruturas são grandes e precisam ficar visíveis, ocupando muito espaço e mudando a paisagem consideravelmente. Outro grande impacto é o sonoro, já que produz ruídos constantes.

Energia da Biomassa

A energia de biomassa é a que utiliza a queima de materiais orgânicos, como o bagaço da cana-de-açúcar, óleos vegetais, madeira e etc.

Características

O custo de produção da energia elétrica é baixo. A sua maior desvantagem é a emissão de poluentes durante a queima da matéria-prima.

Gerador de energia a diesel

A energia a diesel é gerada por meio da queima de combustível transformando a energia mecânica em elétrica.

Características

O custo de aquisição é baixo, o porte é pequeno e o tempo de partida é de 10 a 20 segundos.

A manutenção é alta e necessária sempre. Emite gases poluentes e polui o meio ambiente ao queimar combustíveis.

Como podemos ver, a energia solar fotovoltaica apresenta uma série de vantagens em relação a outros tipos de geradores. É uma energia limpa, renovável, duradoura, de baixa manutenção e com excelente custo-benefício.

Conheça os serviços e os planos da Invicto Solar clicando aqui!

Share:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

On Key

Related Posts

O que é energia solar fotovoltaica?

Você já deve ter ouvido falar sobre energia solar, mas não deve saber que existem diferentes formas de produzi-la. A energia solar fotovoltaica é produzida

Faça um Pré-Cadastro

Faça seu pré-cadastro rápido e fácil, nossa equipe comercial irá entrar em contato.